Close

27 de fevereiro de 2018

Você sabe como preencher um cheque corretamente?

Muitas pessoas têm dúvidas a respeito do preenchimento de cheques, por isso, nesse artigo você irá encontrar a maneira correta de como preencher um cheque para que possa estar sempre protegido contra fraudes e riscos em suas atividades financeiras.

É preciso, portanto, que tanto o emissor quanto a pessoa que irá receber o cheque irão precisar estar atentos às necessidades de preencher um cheque corretamente para que tudo seja realizado sem riscos – para nenhuma das partes.

Agora, você irá aprender o passo-a-passo de como preencher um cheque corretamente, saberá todas as variáveis que podem alterar o seu funcionamento e poderá estar sempre protegido com os novos aprendizados.

Existe segredo de como preencher cheque?

Não existe segredo de como preencher um cheque, mas há algumas dicas que podem fazer com que você se livre de vários tipos de prejuízos, como, por exemplo, as que você vai aprender agora.

Vamos falar separadamente sobre cada parte dopreenchimento do cheque e sobre o que você pode fazer para que ela fique de acordo com o que você precisa.

– Sobre o valor do cheque

Para preencher o valor em números, na parte superior esquerda, você pode acrescentar o símbolo de jogo-da-velha antes do valor, para que isso previna o acréscimo de mais números antes.

Para escrever o valor por extenso, você precisa começar logo no começo da linha indicada, evitando também que sejam acrescentados novos valores por extenso e a adulteração do valor seja evitada. Não há a necessidade de acréscimo dos centavos, mas você pode adicionar se precisar.

– Sobre o beneficiário

No campo onde você tem de escrever para quem será dado o cheque, é preciso que você identifique especificamente essa pessoa, e, se puder, adicione também o telefone da mesma.

  • Isso é muito importante porque, se o cheque não for compensado por algum motivo, o emissor poderá descobrir a quem foi enviado o cheque devido ao procedimento de
  • A partir da pessoa que recebeu é que será possível obter uma carta de anuência, quando houver algum tipo de problema com o processo.

Para os cheques que forem de valor acima de 100 reais, é preciso que você escreva o nome por extenso, do contrário, ele não será compensado.

– Sobre o local

Não é de obrigação o preenchimento dessa parte do cheque se ele for ser depositado – ele não é devolvido pelo banco, mas é muito importante que seja preenchido caso ocorra algum problema.

A cidade utilizada para o preenchimento pode ser tanto aquela na qual você reside ou aquela na qual a agência bancária está localizada.

– Sobre a data

O dia precisa ser preenchido em formato numeral, o mês precisa sempre estar escrito por extenso, bem como o ano – do contrário, se o mês estiver em numeral, o cheque é devolvido pelo banco. Por isso, esteja sempre atento à essa informação.

É essencial cruzar um cheque?

Cruzar o cheque não é obrigatório, a única diferença que isso vai fazer para o desconto do mesmo é que, se ele estiver cruzado, ele poderá apenas ser pago por meio do depósito na conta, e, quando não está, pode ser pago diretamente na boca do caixa.

Agora que você já sabe como preencher um cheque corretamente, pode ficar tranquilo sabendo que o procedimento o livrará de qualquer prejuízo ou percalço, bem como poderá te proteger judicialmente caso alguma coisa dê errado por qualquer motivo!

Confira aqui mais artigos como esse

Siga-nos e Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *