Close

2 de abril de 2018

Empréstimo pessoal em tempos de crise, faz sentido?

O empréstimo pessoal é uma linha de crédito muito utilizada por quem precisa de dinheiro de forma rápida e prática. Isso porque, além da maioria das instituições financeiras terem essa modalidade, as exigências são menores. Geralmente, é feita uma análise de crédito para verificar se o solicitante tem condições de arcar com as parcelas.

Atualmente, com o avanço da Era Digital, ficou ainda mais fácil contratar esse tipo de serviço. Muitas empresas oferecem a opção de simulação e contratação totalmente online. Dessa maneira, o cliente pode solicitar o dinheiro diretamente do conforto do lar.

Além disso, com o surgimento dos chamados Bancos Digitais, os consumidores ganharam mais vantagens na hora de pedir um empréstimo pessoal. Por serem operações 100% digitais, as taxas e juros são bem menores, se comparadas as dos Bancos Físicos.

Contudo, é preciso ter cuidado na hora de contratar uma linha de crédito do gênero. Você deve se planejar bem, para que as parcelas não acabem se tornando uma bola de neve, e façam com que você fique inadimplente com a instituição financeira.

Quando fazer um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal deve ser solicitado quando ele for a opção com melhor juros e prazos. Geralmente, pessoas que estão com grandes dívidas fazem esse tipo de solicitação.

Por exemplo, o cartão de crédito tem juros absurdos. Para evitar que a dívida acabe triplicando de tamanho, o ideal é fazer o cálculo do total devido, e contratar uma linha de crédito que supra esse valor.

Essa modalidade possui juros bem mais vantajosos, sem contar que o prazo de quitação é bem melhor. No entanto, cuidado, enquanto você estiver pagando o empréstimo, você não deve criar uma nova dívida no cartão.

Dúvidas frequentes sobre o empréstimo pessoal

É comum que pessoas tenham algumas dúvidas na hora de aderir a esse tipo de serviço. Para te deixar mais informado sobre o assunto, nós separamos algumas:

  1. Qual é o limite da linha de crédito?

Esse valor vai depender da sua renda. No caso de correntistas, geralmente o Banco já tem um limite pré-aprovado.

  1. É possível solicitar o empréstimo pessoal estando negativado?

Sim, mas não são todas as instituições financeiras que disponibilizam essa possiblidade.

  1. Qual é o prazo de pagamento?

Geralmente, ele costuma ser de 48 meses (quatro anos). No entanto, isso depende muito do Banco e do valor emprestado.

  1. Existe diferença de juros?

Sim as taxas podem variar entre 2% e 23%. De modo geral, os Bancos oferecem taxas reduzidas. Já as linhas de crédito concedidas em lojas, costumam ter juros altíssimos.

  1. O que acontece quando as parcelas deixam de ser pagas?

Você receberá uma notificação, e caso não quite todas as dívidas, seu nome entrará para o SPC e SERASA.

Cuidados na hora de fazer um empréstimo pessoal

Na hora de solicitar esse tipo de linha de crédito, lembre-se sempre de tomar alguns cuidados básicos. Elas irão te ajudar a aproveitar melhor o dinheiro, e não deixar que ele se torne um pesadelo.

  • Planeje com antecedência para ter certeza que você conseguirá quitar a dívida;
  • Procure solicitar esse tipo de linha de crédito em Bancos. Eles tendem a ter os juros mais baixos do mercado;
  • Avalie se a taxa de juros do serviço realmente compensa;
  • Escolha uma data de pagamento que você tenha certeza que terá dinheiro;
  • Sempre pague as parcelas em dia;
  • Só solicite o valor necessário.

Com esses cuidados simples, você conseguirá ter mais controle sobre o seu empréstimo pessoal. Lembre-se, ele é uma excelente solução de dívidas, se aplicado de maneira correta.

Gostou desse conteúdo? Aproveite e confira o artigo “Você sabia que já é possível fazer cartão de crédito pela internet?”.

Confira aqui mais artigos como esse

Siga-nos e Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *