Close

8 de abril de 2018

Empréstimo com garantia de imóvel: como funciona?

O empréstimo com garantia de imóvel é uma modalidade de créditoque tem ganhado cada vez mais força. Popularmente conhecida como hipoteca, ela permite que o indivíduo tenha dinheiro para investir em diferentes projetos. Normalmente, as pessoas solicitam esse serviço para comprar um novo imóvel, mas é possível utilizá-lo com outras finalidades.

Qualquer pessoa física, que tenha um imóvel em seu nome (residencial ou comercial) pode solicitar essa linha de crédito. Contudo, é preciso ficar muito atento na hora de pagar as parcelas. Isso porque, caso o titular pare de pagar, a instituição financeira pode tomar o seu bem.

Um dos grandes atrativos dessa modalidade, é o limite para empréstimo. O solicitante pode conseguir até 60% do valor do patrimônio que é dado como garantia. Além disso, o prazo de pagamento é de 30 anos, o que é ideal para pessoas que desejam fazer investimentos a longo prazo.

Outro ponto que chama atenção nessa linha de crédito, é que a taxa de juros gira entre 1% e 2%, enquanto outras linhas podem chegar a ter até 16%. No Brasil, essa modalidade está começando a ganhar força. Isso porque, o solicitante pode usar o valor em diferentes tipos de projetos.

Vale a pena fazer um empréstimo com garantia de imóvel?

Se você deseja uma linha de crédito alta, mas que não tenha juros absurdos, essa é uma excelente alternativa. Isso porque, é possível utilizar o valor emprestado para diversas finalidades.

O prazo para pagamento de parcelas é outra vantagem. Contudo, é preciso muito cuidado na hora de solicitar um empréstimo com garantia de imóvel. Procure sempre instituições financeiras confiáveis, para evitar cair em golpes e fraudes.

Além disso, não atrase nenhuma parcela. A inadimplência pode gerar a tomada do imóvel pela empresa que concedeu o crédito. Isso sem contar que seu  patrimônio pode ir a leilão, para cobrir o valor devido pelo solicitante.

Mitos e verdades sobre o empréstimo com garantia de imóvel

Por ser uma modalidade que ainda está ganhando força no Brasil, existem muitos mitos que acabam se espalhando. Para tirar suas dúvidas, nós separamos algumas verdades e mentiras sobre essa linha de crédito.

  • É possível conseguir um empréstimo de até 60% do valor do bem -VERDADE: Essa porcentagem pode variar, isso porque, a instituição financeira terá que fazer a avaliação do bem.
  • Não é possível vender o imóvel de garantia do contrato – MITO: É possível realizar a venda. No entanto, o processo é mais complicado, uma vez que o valor da compra terá parte revertida para a quitação do crédito.
  • Taxas de juros menores -VERDADE: Por conta da garantia patrimonial, essa linha tem taxas de juros bem menores, se comparada a outras modalidades do gênero.

Antes de realizar um empréstimo com garantia de imóvel, é essencial que você pesquise muito. Existem muitas informações erradas que circulam por falta de conhecimento das pessoas. O ideal, é que você vá até a instituição financeira onde deseja fazer o acordo e fale com o responsável.

Como contratar um empréstimo com garantia de imóvel?

Para contratar essa modalidade, você precisa ir até uma instituição financeira que tenha essa linha de crédito. Uma vez lá, o gerente fará um levantamento de suas necessidades, e passará a lista de documentos necessários para a assinatura do contrato.

Importante ressaltar que, no empréstimo com garantia de imóvel, mesmo com o solicitando apresentando o seu patrimônio como forma de garantia, ele precisa comprovar renda. Esse processo serve para que a empresa tenha certeza que ele poderá pagar as parcelas.

Que tal saber um pouco mais sobre as linhas de crédito disponíveis atualmente no mercado? Então confira os posts “Onde fazer um empréstimo consignado online?”

Confira aqui mais artigos como esse

Siga-nos e Compartilhe:

One Comment on “Empréstimo com garantia de imóvel: como funciona?

carlos otavio gava careta
27 de abril de 2018 em 17:43

eu preciso de 50.000.00 para quitar dividas e comprar uma moto para minha esposa

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *