Close

5 de abril de 2018

Empréstimo na folha de pagamento

O empréstimo com desconto na folha de pagamento é uma modalidade que tem se tornado cada vez mais popular. Geralmente, a linha de crédito é liberada para aposentados, pensionistas, servidores públicos ou militares das Forças Armadas. No entanto, algumas empresas trabalham com linhas próprias.

Nessa modalidade, o trabalhador precisa estar atuando dentro da empresa por pelo menos seis meses. O vínculo precisa ser via CLT ou por contrato de prestação de serviços. Além disso, o empreendimento precisa ter um vinculo com alguma instituição financeira.

É preciso fazer a solicitação diretamente no RH. O departamento fará o encaminhamento do pedindo para o Banco Conveniado e caso aprovado, o valor será disponibilizado na conta do trabalhador. Uma coisa que é importante ressaltar é que o valor das parcelas não pode ultrapassar 30% do salário.

Em caso de demissão, a instituição financeira que liberou o crédito poderá usar até 30% da rescisão para quitar a dívida. O restante deverá ser negociado entre o empregado e o empregador. Por conta disso, é preciso planejamento na hora de solicitar um serviço do gênero.

Vale a pena fazer empréstimo na folha de pagamento?

Sim, o empréstimo em folha de pagamento é uma das linhas de crédito mais vantajosas atualmente. Isso porque, além de ter juros mais baixos que outras modalidades do gênero, a burocracia é bem menor na hora de solicitar a liberação do valor.

No entanto, é preciso muito cuidado na hora de contratar esse tipo de serviço. Lembre-se que o valor da parcela sempre será descontado do seu contracheque, independente das despesas extras que você possa vir a ter.

Por conta disso, o ideal é que você faça um planejamento prévio. Assim, você pode manter todas as suas contas em dia, sem correr o risco de transformar o empréstimo em uma bola de neve.

Vantagens de se fazer um empréstimo na folha de pagamento

O empréstimo na folha de pagamento de pagamento oferece uma série de vantagens. Não é à toa que ele é uma das linhas de crédito mais populares no Brasil. Confira abaixo alguns desses benefícios:

  • Apenas com seis meses de carteira em uma empresa, já é possível solicitar a liberação do valor;
  • As parcelas custam, no máximo, 30% do seu rendimento mensal;
  • Os juros são mais baixos que outras modalidades do gênero. Eles variam entre 1% e 3%;
  • Você pode solicitar o empréstimo diretamente pela empresa ou em instituições financeiras que forneçam esse tipo de serviço;
  • Ideal para quem precisa de dinheiro de forma rápida e prática;
  • Você pode pedir esse tipo de empréstimo quantas vezes quiser, desde que o anterior tenha sido totalmente quitado;
  • Algumas empresas também trabalham com o empréstimo em folha de pagamento para negativados.

Por conta de todas essas vantagens, essa linha de crédito é uma das mais indicadas para trabalhadores. Por exemplo, se você está inadimplente, é possível solicitar o serviço para quitação das dívidas.

Dessa forma, você pode pagar todas as contas em atraso, evitando os juros abusivos cobrados.

Como organizar a vida financeira

Para manter a sua vida financeira organizada, sempre tenha controle dos seus gastos e rendimentos. O ideal é ter uma planilha com todas as movimentações que você faz. Dessa maneira, você evita fazer contas que não pode pagar.

Se você já está inadimplente, o empréstimo na folha de pagamento é uma ótima opção. Além de ter juros mais baixos, você terá a garantia que nunca se esquecerá de pagar a parcela.

Gostou das dicas acima? Quer saber outras tendências para quem quer manter a vida financeira em dia? Então confira o artigo “Conta Digital: como você pode usar melhor?”

Confira aqui mais artigos como esse

Siga-nos e Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *