Close

27 de março de 2018

Satisfação em dizer Meu Holerite

Uma das coisas mais gratificantes para o trabalhador é olhar para o contracheque e poder dizer Meu Holerite. Esse é um documento essencial, tanto para o empregado, como para a empresa. Isso porque, ele é comprovante de que foi realizado o pagamento pelos serviços prestados.

Além disso, ele também é uma forma de verificar todos os descontos que são feitos no salário, tais como: INSS, FGTS, Planos de Saúde, Adiantamento de salário. Ou seja, ele é essencial para que o colaborador, bem como o contratante, tenha total controle sobre os valores relativos ao vínculo empregatício.

Por conta disso, na hora de receber o salário, é essencial que o trabalhador cobre “Quero o Meu Holerite”. Essa é uma forma de assegurar que o pagamento está feito de forma correta. Além disso, para a empresa, esse documento é essencial na hora de comprovar o pagamento de encargos trabalhistas.

Atualmente, o contracheque digital tem se tornado cada vez mais popular. Isso porque, ele oferece mais rapidez e segurança. Não é à toa que essa modalidade tem se tornado cada vez mais comum entre as empresas.

Quando consigo ter meu holerite?

Uma dúvida muito comum entre os trabalhadores é “Quando recebo Meu Holerite”. Isso vai depender da data de pagamento de salários da empresa. No entanto, obrigatoriamente ele deve ser entregue no dia que o salário é disponibilizado para o usuário.

Mesmo as folhas de pagamento digitais têm que seguir essa regra. Além disso, em todos os casos o colaborador precisa assinar o comprovante de que está recebendo o seu contracheque.

Isso porque, é necessário fazer a verificação de todos os descontos da empresa. Por isso, lembre-se sempre de ler com calma esse documento e guardá-lo para consultas futuras.

Quais as vantagens do contracheque digital?

O Holerite oferece uma série de vantagens para o trabalhador. Além de ser uma forma de comprovação do pagamento, ele também pode ser utilizado de outras formas, tais como:

  • Comprovante de renda para aberturas de contas;
  • Comprovante de pagamento de encargos trabalhistas;
  • Documento para controle de rendimentos;
  • Comprovante para solicitação de cartões de crédito;
  • Comprovante de vinculo trabalhista;
  • Comprovante para a Declaração de Imposto de Renda;

Além de oferecer vantagens para o trabalhador, esse documento também tem vários benefícios para o contratante. É ele que comprova, por exemplo, que a empresa está fazendo o pagamento de todos os impostos relacionados ao vinculo trabalhista.

Além disso, ele também é uma forma de controle de gastos. Isso porque, é por meio dele que a empresa pode verificar quanto cada funcionário está ganhando, e consequentemente, qual é o rendimento mínimo do empreendimento para ele arcar com esses custos.

Como cuidar do meu holerite?

Você também já se perguntou como cuidar do Meu Holerite? Então confira as dicas abaixo. Essas pequenas atitudes fazem toda a diferença na hora de conservar o documento.

  • Faça cópias e mantenha elas guardadas em lugares diferentes dos originais;
  • Digitalize os documentos para ter garantia em caso de acidentes ou perda da documentação;
  • Guarde todos em uma pasta em lugar seco e livre da ação de sol e da umidade;
  • Separe todos os contracheques por anos;
  • Em caso de mais de um emprego ou prestação de serviços, crie pastas separadas.

Com todas essas dicas simples, você conseguirá cuidar melhor do Meu Holerite. Lembre-se esse é um documento de extrema importância para a comprovação de renda e de vinculo de trabalho. Logo, sempre guarde e cuide bem dele.

Gostou dessas informações? Quer saber mais sobre como organizar a sua vida financeira? Então não deixe de conferir o artigo “A revolução do Banco Digital”.

Confira aqui mais artigos como esse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *