Close

24 de Março de 2018

Você já usou um correspondente bancário e nem percebeu

Com toda a certeza você já usou um correspondente bancário sem ter percebido. Lotéricas, bancos postais, autorizados, essas são algumas das empresas que atuam como uma ponte entre as instituições bancárias e os clientes. Além de oferecerem uma série de serviços, elas facilitam o dia a dia, diminuindo as demandas nas agências.

Qualquer pessoa física pode prestar esse tipo de serviço. É preciso uma autorização do Banco Central para se tornar uma instituição do gênero. Uma vez que ela é concedida, a empresa já pode realizar várias atividades financeiras que normalmente são feitas pelos Bancos.

Para atuar prestando esses serviços, o interessado deve comprovar que possui uma estrutura física, de acordo com as normas e parâmetros exigidos pelo BC. Além de ficar localizado em um local de fácil acesso, é preciso ter um balcão de atendimento,bem como equipamentos e área de espera.

Todas essas exigências são feitas para garantir a qualidade do atendimento e evitar fraudes. Ser correspondente bancário, é uma excelente oportunidade para quem deseja formar uma carreira dentro do setor financeiro e ainda por cima, ter seu próprio negócio.

Como ser um correspondente bancário?

Para poder prestar esse tipo de serviço, o interessado deve comparecer a agência do Banco que deseja ser correspondente bancário. Na unidade, ele receberá todas as instruções sobre a estrutura necessária e o processo de aprovação do Banco Central. Além disso, é preciso apresentar os seguintes documentos:

  • Ato Constitutivo da empresa e suas alterações;
  • CNPJ
  • Alvará de Funcionamento
  • Certificado de Regularidade do FGTS;
  • Certidões negativas de Débito com INSS, Dívida Ativa da União, Débitos de Tributos e Contribuições Federais;
  • Comprovante de Inscrição Estadual e Municipal
  • Pesquisa cadastral da empresa;
  • Declaração de Antecedentes Criminais
  • R​G e CPF

Dependendo do banco que você deseja ser um correspondente bancário, outros documentos podem ser solicitados. Além dos originais, também é preciso apresentar cópias autenticadas de toda a documentação.

Vantagens de ser um correspondente bancário

Prestar esse tipo de serviço é uma excelente maneira de abrir um negócio próprio. Isso porque, o correspondente bancário terá todo o aporte da instituição bancária para qual presta serviços. Entre as vantagens estão:

  • Alta lucratividade, uma vez que é possível prestar os mais diferentes serviços financeiros;
  • Possibilidade de expansão, incluindo a abertura de novas unidades;
  • Apoio total do Banco para esclarecimentos de dúvidas;
  • Liberdade para ampliação do negócio;
  • Apesar de ser necessária uma estrutura própria, o investimento para ser um agente correspondente não é muito alto;
  • Facilidade no relacionamento com clientes.

Essas são apenas algumas das vantagens de se tornar um correspondente bancário. Não é à toa que cada vez mais pessoas jurídicas tem buscado essa modalidade como forma de ampliar o próprio negócio e aumentar os ganhos.

Desafios de ser um correspondente bancário

Um dos grandes desafios de se tornar um correspondente bancário é que o negócio varia conforme a economia geral. Ou seja, quanto mais estável e otimista ela tiver, melhores serão os retornos financeiros.

Além disso, a questão de construir um relacionamento também é muito complexa. Isso porque, os clientes precisam confiar no agente para se manterem fieis. Por exemplo, existem agentes que possuem um número X de clientes que só fazem suas transações bancárias naquela unidade.

Esse tipo de relacionamento com o correspondente bancário é essencial para o sucesso do projeto. É por meio dessa fidelização que o agente conseguirá se manter firme perante os concorrentes, mesmo com o surgimento de novos agentes atuantes.

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais sobre tendências e novidades do mercado financeiro? Então não deixe de conferir o artigo “A transformação que chegou com a Conta Digital”.

Confira aqui mais artigos como esse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *